Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de abril de 2013

 

VIRA O DISCO E TOCA O MESMO!

A gravura acima reproduzida com a devida vénia veio publicada no Jornal - há muito tempo desaparecido - "A Bomba" e refere-se a uma publicação de 15 de Junho de 1912.
Em fundo, alguns políticos republicanos tocavam instrumentos musicais e a Pátria figurada numa dançarina - pujante e airosa, que continua a ser para todos os homens que a sentem - já um pouco farta de dois anos de má música, dizia aos desafinados instrumentistas: Cuidado com os instrumentos. Já estou a ficar cansada.
Penso que hoje, a Pátria diz o mesmo, falando por todos nós.
Estamos cansados dos instrumentistas, porquanto - salvo a raras execpções, que graças a Deus sempre existem - não são tocadores afinados, ou então, não sabem como afinar os instrumentos republicanos.
É sina nossa.
Razão, porque, nesta nova República que nos deram em 1974, Vira o disco e toca o mesmo
Este pequeno apontamento é, apenas, um comentário de alguém que sem saber tocar nenhum instrumento musical afinado ou desafinado, dos tais que são fornecidos pelas cadeiras do poder, ainda assim, tentou acompanhar os que me pareceram afinados e, afinal, não mereceu a pena o tempo perdido com eles.
Mas continua viva a Esperança, uma virtude cardial da Fé que me anima, na certeza que a Pátria não morre jamais, mas precisa de outros músicos, dos que são capazes de tirar notas vibrantes e afinadas, ainda que sejam velhos e desafinados os instrumentos do amor e da honra, que não podem ser arrumados a um canto, como parece, estão neste momento.
É lamentável que a Pátria, que na gravura, embora cansada, ainda dançava e hoje endividada como está - perdeu a dança - e os músicos, ao que parece, já nem sabem em que canto esconderam os instrumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário